Uma aula multimídia

Postado em 19/09/2021

Uma aula multimídia

Como o iBooks 2 vai mudar a relação das escolas e dos professores com a tecnologia?

O tablet é a bola da vez quando o assunto é tecnologia e educação. Para ajudar na sua disseminação em escolas, a Apple lançou no início de janeiro o iBooks 2, que tem como foco a criação de livros didáticos para o iPad. "A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia", disse Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e a única brasileira a assinar um estudo da Unesco sobre o uso da tecnologia na educação. "Isso vai ajudar na adoção do tablet na sala de aula." Acompanhe os principais trechos da entrevista. 

O que muda na educação com a chegada do iBooks 2? 
A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia para o iPad. E o que é melhor: de forma intuitiva. Isso democratiza a autoria, e também agiliza e facilita a adoção do tablet na sala de aula. Podemos pensar em projetos onde os alunos também criam material. 

Já se falou que o computador, o laptop e o netbook revolucionariam a educação. O tablet é a bola da vez. Por quê? 
Há dois anos, perguntei a um professor americano por que a Califórnia tinha adotado o iPad nas escolas. Ele disse: "O aluno está com o tablet na mesa, não fica escondido atrás da tela. Eu sei se ele está fazendo a tarefa ou não". O tablet é intuitivo, não vai fazer você perder seu tempo ensinando os alunos a usá-lo. Você vai poder se dedicar à aula, para passar o conteúdo. 

Como o Colégio Bandeirantes está se preparando para adotar os tablets? 
Este ano vamos começar com os tablets nas aulas e criamos um grupo de professores para avaliar os resultados de perto. Um iPad pode distrair muito se não houver uma proposta pedagógica sólida para usá-lo na aula. 

O gargalo no uso da tecnologia na educação ainda é o professor? 
A tecnologia não vai fazer diferença se os professores não souberem o que fazer com ela. A escola vai ter de se reestruturar.

Outras Notícias

 

Estudo revela experiências de escolas de tempo integral
Postado em 10/11/2021

Ainda raridade nas redes públicas, o número de escolas de tempo integral tem crescido após o Plano Nacional de Educação - em trâmite no Congresso - prever que, até 2020, metade das escolas amplie a jornada escolar diária para o mínimo ...
leia mais »

Violência física e emocional na infância eleva chance de vícios na vida adulta
Postado em 31/10/2021

Estudo mostra que maus tratos na infância também triplica o risco de depressão na criança

Um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriu que o abuso infantil físico e emocional pode até triplicar o risco de uma crian&cced...
leia mais »

É normal pré-adolescentes terem vergonha dos pais
Postado em 20/10/2021

Não querer dar beijo de despedida na porta da escola, nem a mão para andar ou atravessar a rua são alguns sinais de que seu filho pré-adolescente está crescendo e, pior, pode estar com vergonha dos pais. Os especialistas consideram o comportamento normal, mas pa...
leia mais »